sábado, 3 de maio de 2008

Rede zumbi ataca servidores de instituições militares

Pesquisadores da BitDefender descobrem complexo esquema para enviar spam via endereços .mil e .edu.
Pesquisadores de segurança descobriram um complexo esquema de para seqüestrar PCs com o objetivo de enviar spam por meio de sistemas de universidades e instituições militares.

Segundo pesquisadores da empresa BitDefender, o esquema, baseado em um código malicioso chamado de Edunet, é um dos mais complicados que já enfrentaram.

O ataque se inicia com um e-mail que oferece links para vídeos. Ao clicar, o usuário começa a baixar um aplicativo que, supostamente, serviria para rodar o vídeo. Na verdade, trata-se do Edunet, que abre uma porta que permite aos criminosos terem acesso ao PC e enviarem spams por meio de uma lista de servidores, de acordo com a empresa.

Uma das curiosidades desse esquema é que a lista de servidores usados para o envio de spams é formada, basicamente, de endereços .edu e .mil, que pertencem a instituições de ensino e militares. Nesses servidores, o Edunet se aproveita de erros de configuração para maquiar o envio dos e-mails indesejados.

Até o momento, no entanto, os ataques têm sido pouco efetivos, uma vez que a maioria dos servidores da lista não possuem erros de configuração, de acordo com a BitDefender.Por Technoworld, Reino Unido

Nenhum comentário: