sábado, 3 de maio de 2008

Ray Ozzie despacha o PC


Sim, aconteceu. O arquiteto-chefe de software da Microsoft, Ray Ozzie, reconheceu que a era do PC acabou e deu lugar à era da web.

A declaração, histórica, foi feita num memorando interno da empresa. Ozzie diz que para os indivíduos o conceito de “meu computador” será substituído por dispositivos variados (telefones, TVs, consoles de games, carros) concatenados e administrados através da web. “A web é o hub”, afirma.

Para a Microsoft, que vem migrando lentamente do mundo do software para o dos serviços web, é uma guinada e tanto. Ozzie reconheceu também a ascensão da computação de nuvem, muito ligada ao Google, às redes sociais e aos sites da web 2.0 em geral.

No memorando, ele afirma que as empresas estão numa fase de transição, indo de servidores de aplicação dedicados e às vezes muito caros para o uso da virtualização e do hardware commoditizado. É utility computing, agora com as bênçãos da Microsoft.

Ozzie assumiu o papel de arquiteto-chefe da Microsoft em 2006, quando Bill Gates, que ocupava esse cargo, anunciou que em julho deste ano sairia do dia-a-dia da empresa.Fonte:Sandra Carvalho da Info

Nenhum comentário: